1) Faça as atividades abaixo:
A) Assinalar verdadeiro ou falso.
Uma pessoa dormindo está em repouso absoluto. ( ) A Lua está em movimento em relação à Terra. ( ) A Terra está em movimento em relação ao Sol. ( ) 0 Sol está em movimento em relação à Terra. ( ) Num universo com um único corpo, não teria sentido o conceito de repouso ou movimento. ( ) A Lua pode, dependendo do caso, ser considerada um ponto material. ( ) 0 Sol nunca poderá ser considerado um ponto material, pois é muito extenso. ( ) A trajetória de um jato, em relação ao ar que o cerca, fica demarcada pela fumaça. ( ) Pontos materiais não possuem massa. ( ) |
B) Considere a seguinte situação. Um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: A sentada no ônibus e B parada na estrada. Ambas observam uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz: "A lâmpada não se move em relação a mim, uma vez que a vejo sempre na mesma posição". B diz: "A lâmpada está se movimentando, uma vez que ela está se afastando de mim".
Assinale a alternativa correta.
a) A está errada e B está certa.
b) A está certa e B está errada.
c) Ambas estão erradas.
d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa.
e) Não é possível determinar qual delas está certa.
C) Uma pessoa sai de carro de uma cidade A, às 10 h, e dirige-se para uma cidade B, distante 400 km de A, lá chegando às 15 h do mesmo dia. Durante a viagem, ela parou durante uma hora para almoço e abastecimento. Com base nessas informações, assinale certo ou errado.
I. 0 tempo da viagem foi 4 h.
II. A distância percorrida pelo carro foi 400 km.
III. Em nenhum momento, o carro ultrapassou o limite de 100 km/h.
IV. A velocidade média da viagem foi 80 km/h.
V. É muito provável que em determinados trechos o carro tenha desenvolvido urna velocidade superior a 100 km/h.
D) Um trem se move com velocidade horizontal constante. Dentro dele estão o observador A e um garoto, ambos parados em relação ao trem. Na estação, sobre a plataforma, está o observador B parado em relação a ela. Quando o trem passa pela plataforma, o garoto joga uma bola verticalmente para cima. Desprezando-se a resistência do ar, podemos afirmar que:
(01) o observador A vê a bola se mover verticalmente para cima e cair nas mãos do garoto.
(02) o observador B vê a bola descrever uma parábola e cair nas mãos do garoto.
(04) os dois observadores veem a bola se mover numa mesma trajetória.
(08) o observador B vê a bola se mover verticalmente para cima e cair atrás do garoto.
(16) o observador A vê a bola descrever uma parábola e cair atrás do garoto.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.
(01) o observador A vê a bola se mover verticalmente para cima e cair nas mãos do garoto.
(02) o observador B vê a bola descrever uma parábola e cair nas mãos do garoto.
(04) os dois observadores veem a bola se mover numa mesma trajetória.
(08) o observador B vê a bola se mover verticalmente para cima e cair atrás do garoto.
(16) o observador A vê a bola descrever uma parábola e cair atrás do garoto.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.
E) Dê três exemplos em que podemos afirmar que um corpo está em repouso e movimento ao mesmo tempo.
F) Cite os tipos de trajetórias estudadas até o momento.
2) Resolva os exercícios abaixo, deixe as resoluções e respostas conforme os exemplos prontos:
Exemplo 1: O trem de passageiros de Vitória-Minas é composto por 1 locomotiva e 29 vagões.Cada um desses componentes mede 24 metros.Viajando com velocidade constante de 20m/s,o trem atravessa o túnel Sabará de 2880 metros em quantos minutos?
Resolução:
∆S = 24 (tamanho dos vagões) x 30 (vagões+locomotiva) + 2880 (tamanho do túnel) = 3600 m
V = 20 m/s
∆t = ?
V = ∆S 20 = 3600 20x∆t = 3600 ∆t = 3600 : 20 ∆t = 180 s
∆t ∆t
Passando para minutos: ∆t = 180 : 60 ∆t = 3 minutos
Exemplo 2: Um ônibus faz uma viagem em duas etapas: viaja durante 3 h com velocidade média de 80 km/h; para 1 h para o lanche de seus passageiros e continua a viagem por mais 2 h com velocidade média de 60 km/h. Qual é a distância percorrida?
Resolução:
1º trecho 2º trecho
∆S = ? ∆S = ?
∆t = 3h ∆t = 2h
Vm = 80 km/h Vm = 60 km/h
Vm = ∆S 80 = ∆S Vm = ∆S 60 = ∆S
∆t 3 ∆t 2
∆S = 80 x 3 ∆S = 240 km ∆S = 60 x 2 ∆S = 120 km
TOTAL DO TRECHO PERCORRIDO: ∆S = 240 + 120 ∆S = 360 km
Exemplo 3: Um garoto levou 5 minutos para andar 300 m em linha reta. Considerando que o tamanho médio de seu passo é de 0,5 m, qual foi sua velocidade média (em m/s) e quantos passos ele deu?
Resolução:
∆S = 300 m
Vm = ?
∆t = 5 min x 60 s = 300 s
Vm = ∆S Vm = 300 Vm = 1 m/s
∆t 300
PASSOS- 300 : 05 = 600 passos
Exemplo 4: No carro existe um aparelho chamado hodômetro, que marca a distância percorrida. Suponha que o hodômetro marcava inicialmente 60 km e , depois de o carro ter andado meia hora por uma estrada, o aparelho marcou 96 km. Qual a velocidade media do carro nesse período em km/h e m/s?
Resolução:
∆S = 96 km – 60 km = 36 km
Vm = ?
∆t = 0,5 h
Vm = ∆S Vm = 36 Vm = 72 km/h
∆t 0,5
Vm (m/s) = 72 : 3,6 Vm = 20 m/s
A) Alguns falcões, quando mergulham para capturar uma presa, atingem 360 Km/h. Calcule então quem é mais rápido: um falcão a 360 Km/h ou um avião a 200 m/s?
B) Um cavalo que costuma ter velocidade média de 16 m/s leva quanto tempo para percorrer 400 m?
C) A profundidade do mar pode ser medida por meio de ondas sonoras. Sabendo-se que na água salgada a velocidade do som é de 1400 m/s. Pode-se deduzir que um navio emite uma onda sonora e recebe seu eco 0,8 s depois. Ele está navegando em um local cuja profundidade é de quantos metros?
D) Uma onda sonora (ultrassom) é emitida com velocidade constante de 300 m/s. Recebem-se como resposta dois ecos, com intervalos de tempo de 2s e 6s, respectivamente. Pode-se dizer que os objetos refletores estão a que distância um do outro?
E) Um trem com velocidade constante de 72 km/h e 200 metros de comprimento gastará quanto tempo para atravessar completamente uma ponte de 800 metros?
F) Em uma caminhada diária um estudante percorre quantos metros se sua velocidade é de 2 m/s e ele caminha durante 40 minutos?
G) Uma carreta de 40 metros de comprimento, com velocidade constante, atingiu a entrada de um túnel de 660 metros de extensão. Sabendo que a carroceria abandonou o túnel 30 segundos depois, qual foi sua velocidade neste trajeto?
H) O jamaicano Usain Bolt é o homem mais rápido do mundo. Seu atual recorde mundial dos 100 metros rasos foi estabelecido em Berlim, na Alemanha no dia 16 de agosto de 2009 e corresponde ao tempo de 9,58 s. As expectativas são de que ele quebre seu próprio recorde, este ano, nas Olimpíadas de Londres. Determine sua velocidade média, em m/s e km/h, no dia em que estabeleceu o recorde.
I) Numa avenida longa, os sinais do tráfego são sincronizados de tal forma que os carros, trafegando a uma determinada velocidade, encontram sempre os sinais abertos (onda verde).
Considerando-se que a distância entre esses sinais sucessivos é de 200 m e que o intervalo de tempo entre a abertura de um sinal e a abertura do sinal seguinte é de 10 s determine a velocidade média (km/h) com que os veículos devem trafegar nessa avenida para encontrar os sinais sempre abertos.
J) Veja qual a distância normalmente percorrida por jogadores de futebol de algumas posições em função do juiz durante os 90 minutos de uma partida.
Posição: Goleiro Posição: Lateral-esquerdo
Distância percorrida: 4.109 m Distância percorrida: 9.782 m
Posição: Meia Posição: Atacante
Distância percorrida: 10.584 m Distância percorrida: 10.181 m
Árbitro da partida
Distância percorrida: 14.000 m
Calcule a velocidade média (m/s) do árbitro, escolha uma posição acima calcule também a velocidade média (m/s) e compare com a do juiz de futebol. Lembre-se 1 minuto tem 60 segundos.
3- PESQUISANDO NA INTERNET:
A) Faça uma pesquisa a respeito da BIOGRAFIA (somente as informações mais importantes) de Isaac Newton (1642-1727) e copie uma imagem que ilustre a fisionomia dele.
B) Escreva a definição de FORÇA dentro da Física.
C) Cite o ENUNCIADO (o que diz as leis) das três Leis de Newton. Coloque três imagens que ilustre cada uma delas (três imagens ou exemplos para cada uma delas).
D) Pesquise a importância dessas leis para os dias de hoje.
E) Pesquise em seu livro didático e de forma objetiva explique porque as Leis de Newton foram importantes para o brasileiro chamado Alberto Santos Dumond (1873-1932)
Faça com capricho e atenção! Bom trabalho! Wilson.
QUALQUER DÚVIDA ENCAMINHAR PARA: ribeirowg@bol.com.br
O TRABALHO DEVERÁ SER ENVIADO PARA O EMAIL
ACIMA ATÉ O DIA 13/04/2012 ATÉ ÀS 13 HORAS.
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ACIMA ATÉ O DIA 13/04/2012 ATÉ ÀS 13 HORAS.
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